Diretrizes Práticas para Terapia Intravenosa

 

 

Bem-vindos as Diretrizes Práticas para Terapia Intravenosa da Infusion Nurses Society Brasil. Esta é a primeira edição e marca o pioneirismo da INS Brasil na terapia intravenosa brasileira, destacando a iniciativa de desenvolver recomendações voltadas e adequadas a realidade nacional no que diz respeito ao direcionamento da prática da terapia intravenosa no Brasil.

Acreditamos que este documento marcará a padronização da prática da terapia intravenosa no nosso País e servirá como base sólida para o desenvolvimento dos manuais de rotinas institucionais.

Como descrito na missão da INS Brasil: promover a melhoria nos padrões de cuidados em terapia intravenosa, na área educacional, legal e pesquisas atualizadas. O comitê da INS Brasil dá suporte ao acesso para a mais alta qualidade, custo-benefício dos cuidados da terapia intravenosa para todos os profissionais. A INS Brasil alcança seus objetivos promovendo oportunidades para o avanço do conhecimento e experiência por meio do desenvolvimento profissional e pesquisa em rede de trabalho. Promove o uso dos padrões da prática dos cuidados em terapia intravenosa e auxilia na padronização da terminologia e consistência prática.

Para garantir este compromisso da INS Brasil com a comunidade científica, convidamos um grupo de especialistas, com notório saber em diferentes áreas da terapia intravenosa, para o desenvolvimento destas diretrizes pautados na literatura nacional e internacional e no conhecimento desenvolvido ao longo de anos de experiência profissional. Este grupo de expertises, a quem efusivamente agradecemos a colaboração, dedicou dois dias de suas atividades somente para compilar as informações e discutir os pontos controversos. Desta maneira podemos considerar o conteúdo das diretrizes, um consenso de especialistas fundamentado na literatura.

Os principais assuntos abordados é composto por: critérios práticos que direcionam o planejamento e implementação individualizada da assistência, como ferramenta na tomada de decisões na escolha de materiais, sítio de inserção, preparo para a instalação de dispositivos e manutenção dos mesmos. Trás também outros assuntos ordinariamente não abordados nas recomendações tradicionais, como é o caso do tratamento de resíduos dos materiais utilizados neste tipo de terapia, a criação e gestão de times de terapia intravenosa, a educação permanente, entre outros. Contempla ainda assegurar o desenvolvimento do cuidado com qualidade elevada bem como a verificação das competências e capacidades profissionais. E, obviamente, a finalidade principal de garantir a segurança do paciente.

 

INS BRASIL

 

 

Copyright © 2009 INS | Todos os direitos reservados
by