Diretrizes Práticas para Terapia Infusional

A discussão acerca de um processo complexo como a terapia infusional é sempre necessária, e sem dúvida extremamente oportuno no momento atual, em que há um desenvolvimento acelerado na área da ciência e da tecnologia.


Em 2008, ocorreu a primeira publicação das Diretrizes Práticas para a Terapia Infusional, a INS Brasil revolucionou a prática do enfermeiro oferecendo um manual com recomendações adaptadas à demanda da realidade brasileira. Com a repercussão positiva do trabalho realizado percebemos a dimensão, a importância e a preocupação dos profissionais que buscam conhecimento científico, atualização e ferramentas para a atuação na área de Terapia Infusional.


Em 2013, foi realizada a atualização das Diretrizes Práticas para a Terapia Infusional INS Brasil que cumpriu o objetivo de informar e atualizar a comunidade de profissionais da saúde.


Prosseguindo o trabalho, apresentamos a edição 2018 das Diretrizes Práticas para a Terapia Infusional INS Brasil. Buscamos elaborar uma Diretriz de uso prático com conteúdo atualizado baseado em evidências científicas relacionadas a terapia infusional.


Os capítulos foram revisados e atualizados por um grupo de enfermeiros especialistas, mestres e doutores com amplo conhecimento cientifico e experiência na prática clínica. O conteúdo foi criteriosamente embasado na literatura nacional e internacional. Acrescentamos às Diretrizes, os seguintes capítulos: Visualização vascular e novas tecnologias para visualização da ponta do PICC e Administração segura de nutrição parenteral.


Na atualidade sabemos que o conhecimento dos profissionais de enfermagem relacionado à terapia infusional envolve a educação, experiência, domínio tecnológico, qualidade, segurança e gerenciamento de risco. A somatória destas habilidades nos permitirá oferecer uma assistência de enfermagem diferenciada aos pacientes e que nos motiva a continuar e a apoiar esse tipo de prática.


A INS Brasil reúne nesta nova edição recomendações para a prática clínica segura para todos profissionais de saúde, principalmente aos profissionais de enfermagem envolvidos no atendimento ao paciente.


Agradecemos a colaboração de todos os profissionais envolvidos no desenvolvimento desta nova versão das diretrizes, bem como o apoio das empresas parceiras que possibilitaram a publicação desta edição. Esperamos que esse material possa contribuir para o aperfeiçoamento do profissional da saúde que tem o compromisso de oferecer cuidados de enfermagem com qualidade para o paciente e família.

Copyright © 2009 INS | Todos os direitos reservados
by